Resolução de hérnia de disco lombar sem cirurgia — NEJM
Apesar de ser muito comum entre profissionais que lidam com esse tipo de problema, a resolução espontânea de uma hérnia de disco, ainda é desconhecida da população em geral. A dor aguda associada ao exame de imagem, com o diagnóstico de hérnia, ainda é quase certeza de cirurgia para muitas pessoas.
Neste relato de caso, publicado na respeitada The new england journal of medicine, tem a descrição de um caso de uma paciente de 29 anos, com dor irradiada e parestesia na perna direita. Em seguida, a escolha foi o tratamento conservador, e após 5 meses em uma segunda ressonância magnética, ficou evidente a resolução da hérnia. Consequentemente a paciente teve melhora dos sintomas, e teve alta da clínica.
Images in Clinical Medicine from The New England Journal of Medicine — Resolution of Lumbar Disk Herniation without Surgery
Essa imagem é um alívio para muitos pacientes que não acreditam que uma hérnia de disco importante possa ser reabsorvida pelo organismo. Muitos pacientes optam pela cirurgia por ficarem impressionados pela visão do disco comprimindo o canal medular. Consequentemente, acabam operando pelo medo de terem alguma sequela neurológica importante.
Estudos recentes reforçam que a indicação pela cirurgia não se dá pelo resultado da ressonância magnética ou da tomografia computadorizada. Por certo, o comportamento dos sintomas é mais importante do que o resultado dos exames para determinar a necessidade cirúrgica.
Sinais e sintomas para indicação cirúrgica
- alteração motora com perda de força importante e progressiva.
- Sintomas de síndrome da cauda equina (emergência cirúrgica):
Disfunção de continência urinária ou fecal, anestesia em área perianal e perda de força importante em membros inferiores.
Fonte: Resolution of Lumbar Disk Herniation without Surgery — NEJM
Saiba um pouco mais a respeito do nosso tratamento de hérnia de disco aqui.