Acupuntura

A acupuntura vem sendo aplicada há cerca de 5000 anos, sendo o principal ramo da Medicina Tradicional Chinesa. Consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo humano chamados de “acupontos”, com o objetivo de obter efeito terapêutico em diversas condições.

Hoje temos pesquisas que começam a elucidar os mecanismos de ação da acupuntura, incluindo a liberação de opióides e outros peptídeos no sistema nervoso central.

A acupuntura é um tesouro da medicina oriental cuja filosofia central é baseada no potencial de autocura do corpo humano. Atualmente, muitas pessoas tanto ocidentais como orientais, estão retornando a um estilo de vida que valoriza a natureza e os métodos naturais de cura.

Como funciona?

Quando inserimos agulhas, ativamos os mecanismos de sobrevivência, esse mecanismo é composto de duas partes principais: central e periférica.

No mecanismo central, estimulamos regiões do cérebro que ativam os principais sistemas de sobrevivência: o sistema nervoso, endócrino, imunológico e cardiovascular, normalizando as atividades fisiológicas do corpo como um todo.

Para o mecanismo periférico, a inserção de agulhas desencadeia uma cascata de reações fisiológicas ao redor dos locais de puntura, induzindo a dessensibilização e reparação dos tecidos lesados, por exemplo, quando introduzimos uma agulha em um ponto gatilho doloroso no músculo.

A acupuntura na nossa clínica?

A sessão de acupuntura em nossa clínica vem sempre associada com técnicas de terapia manual, análise postural e educação sobre dor. Assim conseguimos atingir um resultado mais eficaz e duradouro.

Quais as indicações do Tratamento com Acupuntura?

Alguns estudos onde a acupuntura se mostrou eficiente:

  1. Acupuntura para dor crônica.
  2. Acupuntura no tratamento profilático da enxaqueca sem aura.