Método Mckenzie

Método McKenzie de Diagnóstico e Terapia Mecânica, é um incrível e eficiente método de tratamento para dores na coluna, sua eficiência é internacionalmente reconhecida. Robin Mckenzie (o criador do método), recebeu muitos prêmios ao longa da vida, dentre eles, foi condecorado em 1990 pela Rainha da Inglaterra, Elizabeth II, tornando-se Officer of the Most Excellent Order of the British Empire (O.B.E.) e em 2000, como Companion of the New Zealand Order of Merit. Ambas as honrarias em reconhecimento a seus serviços prestados à Fisioterapia.

Uma das principais contribuições do método, é tirar o foco negativo dos diagnósticos de imagem, como artrose, hérnia de disco, retificação da coluna e etc, e ao invés disso, se concentrar nas características mecânicas do problema. Ao longo dos anos, a avaliação desenvolvida pelo instituto Mckenzie, vem obtendo validação científica nas principais revistas científicas que abordam o tema de patologias da coluna.

“O processo de avaliação McKenzie (…) foi superior à ressonância magnética na distinção entre discos dolorosos e não-dolorosos.”

R. Donelson, C. Aprill, R. Medcalf, W. Grant. A prospective Study of Centralization of Lumbar and referred Pain: A predictor of symptomatic discs and annular competence. IN: Spine 22 (10), 1997.

MDT – Mechanical Diagnosis and Therapy

O Método McKenzie, é fundamentado na busca de uma relação de causa e efeito entre as posições que o paciente geralmente assume enquanto está sentado, em pé, ou em movimento, e na relação da dor como resultado dessas posições ou atividades.

Através de uma avaliação que se baseia em um conjunto de movimentos. O fisioterapeuta classifica o paciente em uma das três síndromes propostas, (postural, disfunção ou desarranjo).  A partir desse diagnóstico mecânico, elabora o plano de tratamento. Vale lembrar que a educação do paciente sempre foi o ponto chave:

“A palavra chave [do Método McKenzie®] é educação. De fato, toda a abordagem desse sistema de Diagnóstico e Terapia Mecânica® é baseada na educação – educação sobre as causas, educação sobre exercício e postura e, é claro, educação sobre prevenção”. Robin McKenzie, em entrevista publicada em: The McKenzie Journal MIUSA, vol. 9 nº 3 , 2001.

Os objetivos do Método McKenzie são:

  • Eliminar os sintomas
  • Recuperar completamente a função
  • Prevenir reincidências