Fascite plantar

Fascite plantar é uma das causas mais comuns de dor no pé, afetando em torno de 10% da população. É causada pela inflamação da fáscia plantar, tecido  fibroso espesso que cobre toda a região plantar do pé. Este tecido se origina no calcanhar se conectando com cada dedo do pé, promovendo força e suporte ao arco plantar.

tratamento fascite plantar rj

Sintomas

Fascite plantar geralmente causa dor no calcanhar ou na planta do pé. É muito comum dor intensa nos primeiros passos, sendo mais percebida ao acordar, após caminhadas longas ou permanecer por longos períodos em pé. Um ou ambos os pés podem ser afetados.

Geralmente os pacientes com fascite chegam ao consultório com grande limitação em suas atividades de vida diária. A dor inicialmente começa leve e aos poucos vai aumentando a ponto de ter que evitar coisas simples como uma caminhada curta. Isso gera um efeito cascata terrível, pois hoje sabemos da importância da atividade física para a saúde. Muitos pacientes relatam: “eu tenho a sensação que isso nunca vai passar”. Não é incomum o desenvolvimento de um quadro depressivo.

Diagnóstico

O diagnóstico é baseado na história clínica e no exame físico. Na avaliação iremos confirmar o diagnóstico ou criar outras hipóteses. Veja este este post sobre outras causas de dor no pé. Quando a dor vir acompanhada de dor lombar ou irradiada na perna, a região lombar provavelmente é a fonte dos sintomas.

A causa específica ainda é pouco compreendida pela ciência. Os principais fatores de risco são: sobrepeso e diminuição da amplitude de dorsi-flexão do tornozelo.

flexão plantar e dorsi

Tratamento da fascite plantar

Medidas simples podem ser tomadas para diminuir o sintomas. Exercícios de fortalecimento em flexão plantar e alongamentos serão indicados a serem realizados 3 vezes ao dia. No consultório o Fisioterapeuta irá aplicar técnicas de mobilização do tornozelo com o objetivo de melhorar a mecânica articular. A indicação de palmilha também será importante, (vale lembrar que estudos não mostraram diferença entre palmilhas feitas sob medida de pré-fabricadas).

exercício para fasciteexercício para panturrilha

Conclusão

Como descrito acima, a fascite plantar costuma ser uma condição complicada afetando a qualidade de vida de quem a experimenta. Contanto, com o tratamento certo a melhora acontece na maioria dos pacientes. Quanto antes iniciar o tratamento adequado, mais fácil e rápida será a recuperação.

[irp posts=”469″ name=”Dor no pé e tornozelo”]