Quiropraxia para hérnia de disco
Dor lombar é a principal e mais frequente condição que leva pacientes a buscar ajuda profissional especializada. Sendo as patologias do disco, como hérnias discais, protrusões, abaulamento e desidratação, as fontes mais prováveis de dor. Apesar de termos um grande avanço na área de diagnóstico, exames, medicamentos e procedimentos, esse avanço não se reflete em um melhor resultado terapêutico. Levando essa condição a ser a principal causa de incapacidade no mundo na atualidade.
Diretrizes no tratamento
Em primeiro lugar, o tratamento para pacientes com hérnia de disco deve ser ativo, evitando ao máximo restrições. Usando o bom senso e respeitando o limite individual, o paciente deve ser estimulado a continuar a realizar as suas atividades diárias e laborais. Porém, fazendo as adaptações quando forem necessárias. As principais diretrizes clínicas recomendam manipulação\ajuste vertebral e exercícios terapêuticos como os principais recursos no tratamento para hérnia de disco, tendo o máximo de evidência científica. Por último, nunca é demais reforçar: hérnia de disco não é o fim do mundo, até 95% vai melhorar com tratamento conservador, sendo a Quiropraxia como uma das opções mais utilizadas e eficientes.
Tratamento de Quiropraxia para hérnia de disco na prática
O tratamento de Quiropraxia para hérnia de disco é realizado em um primeiro momento utilizando técnicas para controle do quadro inflamatório. Tendo como principal recurso o ajuste vertebral, alongamentos e exercícios específicos (TBC e MDT). A fase aguda pode durar de poucos dias há algumas semanas. Após essa primeira fase, o tratamento deixa de ser através de técnicas passivas e passa a ter como prioridade exercícios ativos, com o objetivo de retorno total e seguro a todas as atividades que o paciente realizava antes da crise.