Quiropraxia reduz as chances de uso abusivo de analgésicos opioides
Os riscos relacionados a prescrição abusiva de medicamentos opioides já são bem conhecidos. No ano de 2017, Somente nos EUA, morreram de overdose 48.000 pessoas pelo uso indiscriminado dessas drogas. Com isso, se faz urgente a necessidade de alternativas seguras e eficazes para o tratamento da dor. Dessa forma, cada vez mais tem sido dada atenção para o tratamento não medicamentoso da dor como estratégia para o enfrentamento da epidemia de uso de opioides.
Quiropraxia: uma alternativa segura e eficaz no tratamento da dor
Diretrizes internacionais tem recomendado terapias não farmacológicas como alternativas eficazes para pacientes com dor musculoesquelética crônica. Inclusive as indicando como tratamento de primeira linha, considerando os medicamentos a base de opioides apenas como última opção.
Fisioterapeutas Quiropraxistas oferecem tratamento não farmacológico para dor na coluna, geralmente usando uma abordagem baseada em ajustes articulares e exercícios terapêuticos.
Diversos estudos avaliaram se existiria uma diminuição da prescrição de medicamentos em pacientes tratados com quiropraxia, e todos apresentaram significativa diminuição, em alguns casos, chegando a uma redução de 55%. E mesmo após 6 anos, o efeito “protetor” do tratamento Quiroprático permaneceu. Bem como, os pacientes que tiveram o primeiro contato até um mês do início da crise (na fase aguda), tiveram um efeito mais duradouro e consistente.
As diretrizes mais recentes de tratamento para dor lombar crônica sugerem 2 a 3 encontros por semana com o paciente, durante 2 a 4 semanas. Desta maneira, o terapeuta consegue acompanhar a evolução clínica, aconselhar sobre os exercícios em casa e fornecer a confiança necessária. Como resultado, melhorando o desfecho clínico e diminuindo a necessidade de medicação.