Coluna boa sem cirurgia
Os números dão o tamanho do sofrimento: cerca de 5,4 milhões de brasileiros sofrem de hérnia de disco, um problema caracterizado pelo desgaste da estrutura que existe entre as vértebras. É responsável por grande dor, e, em vários casos exige o afastamento dos pacientes de suas atividades. Em geral, é muito comum que eles sejam logo encaminhados para uma cirurgia corretiva, o que implica em riscos inerentes a qualquer operação.
Um estudo divulgado esse ano, porém, mostrou que esta deveria ser a última estratégia a ser pensada. Publicada na revista da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos, o trabalho afirma que cerca de 90 % dos indivíduos portadores de hérnia de disco podem se recuperar com tratamentos conservadores.
O resultado vem ao encontro do que têm defendido médicos especializados no assunto, que dizem que a cirurgia só deve ser uma opção quando não há resposta terapêutica a um tratamento de no mínimo oito semanas envolvendo Fisioterapia (estabilização segmentar vertebral), Acupuntura, Osteopatia e medicamentos.
Vídeo educacional sobre lombalgia (em Inglês).
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=AWR1M90NG5s]