Quiropraxia para dor ciática
O tratamento de Quiropraxia para dor ciática talvez seja uma das condições na qual a Quiropraxia tenha mais resultado. Dentre diversas terapias conservadoras, a manipulação vertebral/ajuste Quiroprático é a mais indicada, tanto em condições agudas, quanto nos casos crônicos, como foi publicado na última guideline a respeito das opções de tratamento para pacientes com esta condição.
Porém, antes de falarmos sobre como o tratamento funciona na prática, devemos explicar sobre a fisiopatologia desse tipo de dor. Dor ciática pode ser definida por uma dor de origem lombar que se manifesta como uma dor percebida na perna. Além do que, vale destacar que segundo a International Association for the Study of pain (IASP): Classification of chronic pain, second edition (revised), publicado em 2011, o termo dor ciática é anacrônico e deve ser abandonado. Ele foi criado em uma época onde os mecanismos de dor referida e radicular eram mal compreendidos, e o infeliz legado deste termo, é que ele foi utilizado de forma errada para todas as dores de origem lombar sentidas na perna.
Dito isto, dividimos a dor lombar irradiada para perna em 2 principais tipos; dor lombar irradiada não radicular (condição de melhor prognóstico onde não tem pinçamento de nervo), e dor lombar irradiada radicular (condição mais complexa de pior prognóstico, onde a dor neuropática é prevalente). Neste caso, sinais e sintomas neurológicos podem estar presentes, como dormência e perda de força no membro. Ainda assim, a maioria dos pacientes irão se beneficiar do tratamento Quiroprático.
Tratamento de Quiropraxia para dor ciática na prática
No primeiro contato o Fisioterapeuta Quiropraxista irá realizar uma avaliação para determinar em qual tipo de dor, das mencionadas acima o paciente será classificado, o tempo em que a dor está presente, e as características mecânicas da dor. Em seguida, o tratamento específico será iniciado. Em termos gerais, o tratamento será realizado levando em consideração as características clínicas citadas. Desta forma, utilizando recursos de manipulação vertebral/ajuste Quiroprático, exercícios terapêuticos e mobilização neural.