Dor no Tornozelo e no Pé

Entendendo as dores nos pés:

O pé é uma estrutura bem complexa. São 26 ossos e 33 articulações, unidos através de ligamentos e músculos. As dores nos pés podem ser causadas por inúmeras estruturas, podendo ter origem traumática ou por sobreuso, gerando sintomas em diferentes partes dos pés. Abaixo vamos citar e explicar as queixas mais comuns em consultórios, bem como o tratamento indicado.

Entorse de tornozelo:

É uma lesão traumática, que causa um estiramento ou ruptura de um ou mais ligamentos da articulação do tornozelo. É acompanhada de dor, edema e incapacidade funcional relativa (depende do grau da lesão).

Esporão de calcâneo:

Se caracteriza pelo crescimento de um esporão ósseo no calcâneo, gerando um grande desconforto ao pisar. A dor normalmente se manifesta em forma de agulhada na parte de baixo do pé.

Fascite plantar:

Pode facilmente ser confundida com esporão de calcâneo (devido a similaridade dos sintomas). Dor que localiza na parte de baixo do pé (ao longo da fáscia plantar) que gera muito desconforto a impactação (caminhada por exemplo). É uma inflamação, normalmente causada por microtraumatismos de repetição, da fáscia plantar (tecido conjunto que recobre a musculatura da planta do pé).

Saiba tudo sobre fascite aqui.

Alterações posturais (Pé cavo / Pé chato):

O pé cavo é uma deformidade onde há um aumento da curvatura do arco interno do pé gerando sobrecargas e consequentemente dores. O pé chato é o achatamento de um ou mais arcos do pé.

Tendinopatia no tendão calcâneo (aquiles) / Tendinopatia no tibial posterior:

Tendinite é um processo degenerativo do tendão causada por uma aumento da demanda deste. Na tendinopatia do tendão do calcâneo, a dor costuma se manifestar com mais intensidade pela manhã e aos movimentos de carga, (por exemplo, uma simples caminhada). Ao repouso a dor tende a diminuir. Na tendinopatia do tendão do músculo tibial posterior a dor costuma se manifestar na região antero-interna do pé.

Como funciona o tratamento para dores nos pés:

No primeiro momento realizamos uma avaliação para determinar a origem dos sintomas, como dito acima, muitas estruturas podem gerar dor na região de tornozelo e pé. 

 Com o diagnóstico confirmado, entraremos com o tratamento, onde utilizamos diferentes técnicas como (Acupuntura, Quiropraxia, Osteopatia, RPG, Fisioterapia, e Método Mckenzie), para além de promover alívio aos nossos pacientes, evitar futuras recaídas. Algumas dessas técnicas costumam ser utilizadas em conjunto numa mesma sessão, com o objetivo de atingir um resultado terapêutico mais eficiente. Vale lembrar que é sempre fundamental agir sobre a causa da dor para que não haja um melhora paliativa.

Saiba mais sobre o tema nessa postagem.