Síndrome do túnel do carpo-Diagnóstico e tratamento

Síndrome do túnel do carpo (STC), é a neuropatia de aprisionamento mais comumente diagnosticada, sendo uma causa comum de afastamento do trabalho. A sua incidência anual na população em geral é de 7 á 19%. A prevalência é maior em mulheres e na faixa etária entre 45-65 anos.

STC pode ser resultado de inúmeras condições, como artropatias inflamatórias ou não inflamatórias, traumas recentes ou antigos, diabetes, obesidade, hipotireoidismo, gravidez ou fatores genéticos. O risco aumenta muito com a idade e na fase que inicia a menopausa, por razões desconhecidas.

Atividades relacionadas ao trabalho também podem contribuir para o desenvolvimento da STC, principalmente atividades que usam de forma repetitiva, prolongada e extensiva o uso das mão e punhos.

Diagnóstico – sinais e sintomas

Para confirmarmos a síndrome do túnel do carpo o paciente precisa apresentar alguns sintomas específicos, como: dormência, formigamento, dor (em queimação), em uma ou ambas as mãos. Principalmente após o trabalho ou a noite. Frequentemente o paciente acorda no meio da noite e precisa sacudir as mãos para aliviar os sintomas.

Os sintomas podem ser reportados em toda a mão, ou nos três primeiro dedos. Quando os sintomas acontecem somente no 4º ou 5º dedos (mindinho), um diagnóstico diferente (neuropatia do ulnar, ou uma radiculopatia cervical) tem que ser considerado, principalmente se existirem sintomas no pescoço, braço e antebraço.

Vale ressaltar que sintomas isolados de dor, sem dormência, formigamento ou perda de força, não é suficiente para dar o diagnóstico de STC.

tratamento túnel do carpo no RJ

Tratamento para a síndrome do túnel do carpo

Estudos comparando Fisioterapia com cirurgia, mostrou desfechos muito semelhantes no médio e longo prazo, porém a curto prazo a Fisioterapia mostrou melhores resultados. Se avaliarmos o custo e o risco dos dois procedimentos fica evidente que a primeira escolha de tratamento seja a Fisioterapia.

Como recursos Fisioterapêuticos temos: liberação miofascial, mobilização neural, manobras osteopáticas e acupuntura.

Fonte:

Work-Related Carpal Tunnel Syndrome: Diagnosis and Treatment Guideline.

Manual Physical Therapy Versus Surgery for Carpal Tunnel Syndrome: A Randomized Parallel-Group Trial.