Tratamento de hérnia de disco sem cirurgia.
Cerca de 80% da população mundial sofre ou irá sofrer de dor lombar ao longo da vida. Atualmente o problema é considerado o maior causador de incapacidade no mundo. O impacto social é incalculável, e o custo para o sistema de saúde gira em torno de 50 Bilhões de dólares ao ano nos EUA.
Um estudo realizado pela importante revista Lancet, reuniu trabalhos científicos publicados entre 1990 e 2016 entre 195 países. A principal conclusão desse estudo foi que a maioria dos pacientes estão recebendo o tratamento inadequado. Geralmente esses pacientes são submetidos a exames de imagem em excesso e aconselhados a ficarem em repouso. A prescrição de medicamentos e cirurgias ainda são frequentes, porém não parecem estar ajudando.
A escolha do tratamento não deve ser baseada pelo exame de imagem. Hoje sabemos que problemas nos discos intervertebrais também são comuns em pessoas sem dor, e fazem parte do processo natural de envelhecimento. Portanto não deve ser fator determinante nesse processo.
Também sabemos que a maioria das recomendações dadas pelos profissionais de saúde como por exemplo: evitar impacto e evitar pegar peso, além de não ajudar, parece atrapalhar no processo de recuperação. https://cmtclinicadador.com.br/corrida-faz-bem-para-os-discos-intervertebrais-diz-estudo/
A avaliação e escolha terapêutica de ser individualizada, e é fundamental que o paciente participe desta etapa.
O Fisioterapeuta inicia a avaliação colhendo informações relevantes. Como por exemplo, o mecanismo de lesão, o tempo em que a dor está presente e quais fatores que pioram ou melhoram os sintomas.
Tratamento de hérnia de disco sem cirurgia
O tratamento deve ser multimodal, utilizando de recursos desde ajustes articulares até educação postural. O tratamento ativo, baseado em exercícios realizados pelo paciente é a melhor maneira de oferecer ao paciente um tratamento efetivo e consistente. Métodos com excelentes resultados são: Método McKenzie – Diagnóstico e terapia mecânica, e terapia cognitivo funcional-CFT.
A ênfase na educação e auto-conhecimento é prioridade. A ciência já demonstrou que a dor lombar na grande maioria dos casos é um problema de bom prognóstico.