Repouso é indicado para lombalgia?
Repouso é realmente indicado para lombalgia? Essa é uma dúvida muito comum quando acontece uma crise aguda de dor lombar. Segundo a revisão feita pela Cochrane a resposta é não.
A dor lombar é uma das causas mais comuns que leva o paciente a procurar atendimento médico, logo o aconselhamento sobre as atividades diárias é parte importante no manejo na atenção primária desses pacientes.
O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos do aconselhamento de permanecer em repouso na cama para paciente com lombalgia aguda ou ciática.
Foram incluídos no estudo um total de 1963 participantes. O estudo demonstrou que pessoas com dor lombar aguda que são aconselhadas a permanecerem na cama tendem a ter mais dor e demorar mais a se recuperar funcionalmente do que aqueles que são encorajados a permanecerem ativos. Esse estudo de alguma maneira contrasta com o senso comum, no qual pacientes com dor lombar são desencorajados a continuarem suas atividades normais, como ir ao trabalho, caminhar e em alguns casos até continuarem as suas práticas de atividade física. sabemos que essas limitações geram sofrimentos pessoais e danos muitas vezes irreparáveis. Pois muitas vezes o paciente se vê obrigado a entrar pelo INSS, tendo grande prejuízo econômico e insegurança a respeito de perder o emprego.
É claro que no primeiro momento algum grau de repouso será indicado, porém deve-se evitar ao máximo o repouso absoluto, como por exemplo ficar na cama o dia todo. Levantar, caminhar em casa e o quanto antes ir voltando a vida normal é parte essencial e deve ser monitorada por um profissional experiente. Sempre lembrando que a dor não é contra indicação absoluta para tal retorno.