Estabilização Segmentar Vertebral
As novas pesquisas mostram que 85% da população mundial apresentará pelo menos uma crise de dor lombar durante a vida. 70% desses pacientes sofrerão nova crise após um ano. O tratamento mais utilizado pelas clínicas de convênio é a eletroterapia, mas não existem evidências que suportem a eficiência deste tratamento para pacientes com dor lombar, principalmente no que diz respeito á redução das recorrências da crise. Diante disso, nosso tratamento deve ser voltado para diminuição das recorrências e não somente para o tratamento desta crise inicial.
Estabilização Segmentar Vertebral (ESV) é um método inovador idealizado por Fisioterapeutas da Universidade de Queensland (Austrália) na última década. Este conceito divide o nosso sistema muscular em dois grupos, o 1° grupo é classificado como músculos locais por terem inserção direta na coluna, e tem a função de estabilidade. O 2° é classificado como músculos globais e tem como função de locomover o nosso corpo.
Esses dois grupos devem funcionar em harmonia, porém as pesquisas comprovaram que em pacientes com dor, os músculos locais contraem de forma atrasada mantendo a nossa coluna instável e em permanente risco, e mesmo quando a dor melhora o corpo não tem capacidade de recuperar essa estabilidade de forma espontânea. A estabilização segmentar vertebral, é uma técnica fisioterapêutica com comprovação cientifica que recupera essa harmonia e evita as recorrências de dor lombar a longo prazo.
A Estabilização Segmentar Vertebral possui uma vasta aplicabilidade clínica e deve ser utilizada em conjunto com outras técnicas como: Osteopatia, Conceito Maitland, Mobilização Neural, Estabilização Lombopélvica Dinâmica, Mulligan entre outras.