Fibromialgia – causas, sintomas e tratamento
A Fibromialgia é uma condição crônica que afeta 4% da população, sendo amplamente mais comum em mulheres. Se caracteriza por dores difusas distribuídas por todo o corpo. Somado a dor, o paciente pode apresentar fadiga extrema, desânimo e distúrbios do sono.
O seu diagnóstico é clínico, não tendo exames que o comprove. Entretanto, alguns exames podem ser pedidos para descartar outras doenças.
Causas
A causa da Fibromialgia é desconhecida. Apesar da sensação de dor ser nos tecidos superficiais, não existe evidência de inflamação tecidual. A causa mais provável seria uma desordem no mecanismo de regulação da dor. Sendo assim, podendo ser classificada como uma forma de síndrome de sensibilização do sistema nervoso central.
Sintomas da Fibromialgia
- Dor generalizada: Com certeza a principal queixa dos pacientes com fibromialgia. Dor de característica difusa, geralmente bilateral, envolvendo as partes superiores e inferiores do corpo.
- Fadiga: O outro sintoma cardinal da fibromialgia é a fadiga. Especialmente ao acordar pela manhã. Pacientes reclamam de ter um sono muito leve, acordando inúmeras vezes durante a madrugada.
- distúrbios cognitivos: Outra queixa frequente é a chamada “fibro fog”. Os pacientes se queixam de ficarem com dificuldade de atenção, e de executar tarefas que exijam raciocínio rápido.
- Outros sintomas: 30 a 50 % dos pacientes apresentam ansiedade e/ou depressão. Muitos vão apresentar dores de cabeça. Formigamento em mãos e pés também podem estar presentes. Alguns pacientes se queixam de alterações gastrointestinais como síndrome do intestino irritável e refluxo.
Critérios para o diagnóstico
- Dor por mais de 3 meses.
- Presença de pontos dolorosos na musculatura, (11 de 18 pontos pré-estabelecidos).
Apesar dos critérios estabelecidos para o diagnóstico serem bem definidos, o diagnóstico definitivo será dado a partir de um conjunto de características que serão observadas na avaliação.
Tratamento para Fibromialgia
O tratamento para Fibromialgia depende de uma educação adequada sobre a doença para o paciente. É comum o paciente com fibromialgia receber outros diagnósticos paralelos, como por exemplo: artrose, tendinite, hérnia de disco e etc. Certamente, esses diagnósticos, além de não ajudar, costumam aumentar a ansiedade e consequentemente aumentam a dor. Sendo assim, é importante ter clareza sobre o problema, e entender que fibromialgia é um processo de sensibilização do sistema nervoso central e não consequência de doenças ortopédicas. O tratamento fisioterapêutico associado à acupuntura, é o tratamento de primeira linha para esses pacientes.
Fontes:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK540974/#article-65391.s1
Tratamento para fibromialgia - CMT Clínica da dor
26 de maio de 2019 @ 16:44
[…] iremos falar a respeito do tratamento para fibromialgia. Em outro texto já explicamos a respeito das suas características […]