bursite trocanteriana

Bursite trocantérica

Bursite trocantérica é uma condição que provoca dor na região lateral do quadril, como consequência de uma inflamação da bolsa sinovial localizada entre o grande trocanter e tendões locais.  A dor pode ser extremamente incapacitante, tornando tarefas simples como uma simples caminhada ser um verdadeiro sacrifício.

A sua incidência é muito maior em mulheres. Provavelmente por questões anatômicas particulares, o quadril feminino por ser mais largo, aumenta o ângulo por onde os tendões passam, consequentemente aumentam a tensão no local.

As dores podem ser localizadas na região lateral do quadril, na virilha e na área glútea, irradiando até o meio da coxa.

Pela localização lateral, é frequente a dor noturna. O paciente costuma não encontrar uma posição confortável durante o sono. Seja pela pressão direta no quadril ao deitar sobre ele, ou pela tensão gerada na região, quando o quadril acometido está por cima. Geralmente dormir com o lado afetado para cima, com dois travesseiros entre as pernas costuma ser a melhor posição.

 

Causas da bursite trocantérica

As dores vão começar geralmente após o uso em excesso da região. Por exemplo, quando um atleta progride rápido demais nos treinos ou quando uma senhora por algum motivo, necessita andar uma distância longa no qual ela não está acostumada. Geralmente a dor inicia no dia seguinte ao esforço.

 

Diagnóstico

O diagnóstico será principalmente clínico. Questões levantadas pelo terapeuta, e testes físicos nos fornecem as informações necessárias para estabelecermos o diagnóstico e estabelecermos o tratamento. Exames de imagem podem ajudar, mas não são determinantes, pois grande parte da população tem achados radiológicos com alterações mas não apresentam sintomas.

 

Diagnóstico diferencial

A dor na região do quadril pode ter outras causas, como dores irradiadas da coluna ou da articulação coxo-femoral. As características dos sintomas podem ser idênticas nessas três condições, porém pequenas diferenças podem nos ajudar a determinar a verdadeira causa.

Quando a dor se estende abaixo do joelho e vem associada com formigamento, a lombar será a causa mais provável. A dor da artrose do quadril será muito presente na região inguinal (virilha), e geralmente será acompanhada de perda de amplitude nos movimentos do quadril.

 

Tratamento

A Fisioterapia costuma ter excelentes resultados no tratamento da bursite trocantérica. Desta maneira, temos como objetivo “acalmar” a região com técnicas específicas de terapia manual associada a acupuntura. E prescrever exercícios terapêuticos de maneira gradual para devolver as propriedades contráteis dos tendões acometidos, e dessa forma ter uma melhora sustentável, minimizando o risco de recaídas.

Localização

Rua Hilário de Gouveia, 66 sala 410
Copacabana – Rio de Janeiro – RJ
WhatsApp: (21) 97040 8844
Telefone: (21) 3472 6614

Tire suas dúvidas