Antiinflamatório X placebo
Sabemos que os antiinflamatórios não hormonais (AINH) são largamente prescritos para pacientes com dor de coluna. Porém, a sua real eficácia só pode ser demonstrada quando comparada a um medicamento placebo (sem princípio ativo), pois dessa maneira, podemos comparar se a melhora apresentada foi realmente pelo efeito do medicamento, ou se simplesmente iria acontecer pelo processo natural de cicatrização.
O estudo em questão teve como objetivo avaliar a segurança e a eficácia do uso de antiinflamatórios não hormonais (AINH), para dores de origem da coluna vertebral.
Contanto, a conclusão do estudo foi a de que o medicamento não foi clinicamente relevante quando comparado ao placebo.
Considerando a relação entre o uso de AINH com problemas cardíacos. Onde na primeira semana de uso contínuo, o risco de infarto agudo do miocárdio já aumenta significativamente. Devemos urgentemente avaliar o risco/benefício da utilização desses medicamentos e considerar alternativas no tratamento.
Sabendo disso, se torna urgente a discussão de uma melhor maneira de conduzir um tratamento para dor de coluna.
A clínica da dor tem como principal objetivo o tratamento conservador para dores de origem da coluna vertebral. Utilizamos recursos como acupuntura, quiropraxia, osteopatia e RPG, na busca de uma solução eficiente e segura.