Manipulação Osteopática, atualizações e evidências
O tratamento de manipulação Osteopática, “Osteopathic manipulative treatment” (OMT), é uma modalidade terapêutica específica usada por profissionais Osteopatas. Sendo definida pelo glossário de terminologia Osteopática como: “aplicação terapêutica de forças guiadas manualmente por um clínico Osteopata, com o objetivo de melhorar a função fisiológica e/ou apoiar a homeostase que foi alterada pela disfunção somática”. A OMT inclui uma variedade de técnicas distintas. Além disso, a disfunção somática citada acima, é definida como “função comprometida ou alterada de componentes relacionados a estrutura corporal: sistema esquelético, articular, miofascial e seus elementos vasculares, linfáticos e neurais relacionados. Sendo tratável pelo tratamento manipulativo Osteopático”.
Em 2016 a American Osteopathic Association revisou suas diretrizes a respeito da utilização da manipulação Osteopática para pacientes com dor lombar aguda ou crônica. Onde os pesquisadores realizaram uma revisão sistemática selecionando 307 estudos, nos quais 31 foram avaliados. Destes, 15 foram incluídos no estudo.
O resultado encontrado foi extremamente satisfatório, onde a OMT reduziu significativamente a dor e melhorou o estado funcional nos pacientes, Incluindo mulheres grávidas e puérperas. Ou seja, este estudo reforça outras revisões que foram realizadas em 2005 e 2010 onde a manipulação osteopática já tinha se mostrado eficiente para melhora da dor e recuperação da função em pacientes com dor lombar.
Este artigo reforça a indicação da Osteopatia como tratamento seguro e eficiente para pacientes que sofrem de dor, tanto aguda quanto crônica na coluna vertebral.