Dor no Joelho

Entendendo as dores no joelho:

O joelho é dividido em três articulações distintas: entre o fêmur e a tíbia (chamada femuro-tibial), outra entre o fêmur e a patela (demoninada femuro-patelar) e entre a fíbula e a tíbia (tibio-fibular). É a maior articulação do corpo humano, estando sempre sujeitas a sofrer lesões, tanto traumáticas (acidentes e quedas) quanto degenerativas (desgaste, envelhecimento), devido a responsabilidade de sustentação de carga do corpo.
Uma dor no joelho pode ter diferentes etiologias, características e localizações diversas, ser pontual ou abrangente, espontâneo ou perceptível apenas com movimento. Abaixo iremos citar e explicar algumas das causas mais comuns de dores no joelho, bem como o tratamento indicado.

Lesão de menisco:

Os meniscos são estruturas, de formato de meia lua (semicircular) que tem função de absorção de impacto, como se fosse um amortecedor. Cada joelho apresenta dois meniscos, um na parte interna e outro na parte externa da articulação. A lesão do menisco medial (da parte interna) é três vezes mais comum do que o lateral (da parte externa). São estruturas que estão bastante sujeitas a lesões e estão relacionadas a entorses de joelho ou até mesmo pequenos traumas, sendo bem freqüentes em praticas de atividades esportivas. Pessoas idosas também estão sujeitas a lesiona-los por um fator degenerativo. Os sintomas mais freqüentes são dor e derrame, com impotência funcional relativa, limitação de movimentos de flexo-extensão do joelho, ressalto durante a movimentação, dor aguda ao agachar-se, presença de edema.

Nervo femoral e nervo ciático:

A compressão desses nervos na coluna lombar, pode não somente gerar dores nas costas, como também irradiar por quadril, joelho e pé. Numa compressão do nervo ciático, é comum que o paciente relate uma dor ou formigamento na parte lateral ou posterior do joelho. Numa compressão do nervo femoral, o paciente costuma relatar o mesmo sintoma na parte anterior do joelho.

Artrose no joelho:

A artrose é uma degeneração da cartilagem que separa o fêmur da tíbia, fazendo com que haja uma diminuição da capacidade de amortecimento, podendo levar a um quadro de dor, edema e incapacidade funcional. Como o joelho é uma articulação de sustentação de carga, a artrose nesta articulação é extremamente comum em pessoas idosas. A dor normalmente se localiza de forma difusa no joelho, gerando inchaço, calor e dificuldade em caminhar.

Condromalácia patelar:

Conhecida também como síndrome da dor patelo-femoral consiste em uma patologia crônica degenerativa da cartilagem articular da superfície posterior da patela e da superfície anterior do fêmur que produz desconforto e dor ao redor ou atrás da patela. Saiba mais aqui.

Lesão de ligamentos cruzados e colaterais:

Normalmente são consequentes de um trauma, queda ou torção. Muito comum em atletas e praticantes de esportes. Vão desde um estiramento do ligamento em questão até uma ruptura completa. Nesse último o tratamento costuma ser cirúrgico. Esse tipo de lesão leva a uma dor muito forte, incapacidade funcional e edema. Nosso tratamento só é indicado em rupturas parciais (ou estiramentos).

Como tratamos as dores no joelho:

Pra entender o tratamento, temos que saber como a dor se instala. Para isso, precisamos fazer uma avaliação bem especifica, para que possamos diagnosticar a raiz do problema. Após essa fase de avaliação e diagnóstico, entraremos com o tratamento, onde utilizamos diferentes técnicas (ACUPUNTURA, QUIROPRAXIA, OSTEOPATIA, RPG, FISIOTERAPIA, SHIATSU), para além de promover alívio aos nossos pacientes, evitar futuras recaídas. Algumas dessas técnicas costumam ser utilizadas em conjunto numa mesma sessão, com o objetivo de atingir um resultado terapêutico mais eficiente. Vale lembrar que é sempre fundamental agir sobre a causa da dor para que não haja um melhora paliativa.

Localização

Rua Hilário de Gouveia, 66 sala 410
Copacabana – Rio de Janeiro – RJ
WhatsApp: (21) 97040 8844
Telefone: (21) 3472 6614

Tire suas dúvidas