síndrome do impacto – Causas, sintomas e como tratar
A dor no ombro é a terceira queixa mais comum em consultórios, até 26% da população em geral irá apresentar pelo menos um episódio de dor ao longo da vida. A causa mais comum é a síndrome do impacto subacromial (SI). Condição onde diversas estruturas podem estar envolvidas, como a Bursa subacromial, tendões do manguito rotador, acrômio, ligamento coraco-acromial e o tendão do bíceps braquial (ver imagem abaixo).
O grupo muscular manguito rotador é constituído por quatro músculos, tem como função mover e estabilizar o ombro. Lesão nesses tendões é a principal causa de dor no ombro.
Vários fatores podem contribuir para o desenvolvimento da síndrome do impacto no ombro. Entre as principais temos a disfunção do manguito rotador e músculos estabilizadores da escápula, aderência capsular, má postura e condições de trabalho onde são exigidos movimentos repetitivos.
Causa da síndrome do impacto
Quando levantamos o braço, os músculos serrátil anterior e trapézio inferior agem como um par de forças girando a escápula superiormente. Quando a escápula não roda da maneira correta em toda a sua amplitude, os tendões do manguito rotador e do bíceps tendem a serem pinçados entre o úmero e o arco coraco-acromial. No primeiro momento essa condição é assintomática, porém, com o passar do tempo, á patologia se instala provocando inflamação na Bursa e rupturas no tendão, provocando dor.
Tratamento da síndrome do impacto
Basicamente, o tratamento é voltado para a restauração do controle neuromuscular da musculatura estabilizadora da escápula, treinando os músculos Serrátil anterior e Trapézio inferior. Exercícios de rotação de ombro para restaurar os músculos do manguito rotador e alongamento da cápsula articular também são importantes.
A questão postural também deve ser avaliada e corrigida, a transição toráco-cervical e o posicionamento do ombro projetado para frente, são fatores que agravam a condição.
Vídeo educativo sobre como ocorre a síndrome do impacto nos tendões do manguito rotador.