Tratamento para fibromialgia
Agora iremos falar a respeito do tratamento para fibromialgia. Em outro texto já explicamos a respeito das suas características principais.
A fibromialgia é uma disfunção de característica crônica, tendo como principais sintomas; dores generalizadas, fadiga extrema, alterações do sono e em alguns casos, ansiedade/depressão e até alterações intestinais. Consequentemente, gerando um grande impacto na vida do paciente.
Hoje sabemos que a fibromialgia é uma síndrome de sensibilização do sistema nervoso central, que provoca uma alteração nos mecanismos regulatórios de dor. Sendo assim, entendemos esse problema como algo de natureza sistêmica e não local.
Em outras palavras, quando recebemos um paciente com múltiplas queixas, geralmente o recebemos com muitos diagnósticos. Por exemplo: Na avaliação o paciente relata ter artrose nos dois joelhos, tendinite nos dois ombros, hérnia de disco na coluna lombar/cervical e fibromialgia. Isso é resultado da peregrinação que esses pacientes fazem ao longo dos anos na busca de um tratamento. Cada médico, Fisioterapeuta dá o seu diagnóstico e suas recomendações. Com o tempo essas informações entram em conflito, e acabam causando ainda mais insegurança ao paciente, consequentemente gerando mais dor e incapacidade.
Como é o tratamento para fibromialgia
O primeiro passo é o que chamamos de educação em dor. O terapeuta deve explicar ao paciente a respeito da patologia de forma clara e objetiva. Dessa maneira, desmistificando pontos importantes. Acima de tudo, o paciente tem que ter a compreensão da natureza de caráter “central” do problema, e que as dores independem dos problemas articulares. Bem como, entender que alterações nos exames de imagem são alterações normais que acontecem ao longo da vida, e provavelmente não tem relação com a dor nos pacientes com fibromialgia.
A melhor compreensão do paciente a respeito do seu problema, diminui o valor da ameaça, lhe devolve a confiança de se movimentar normalmente, e consequentemente diminui a dor.
Com toda a certeza, o Fisioterapeuta é o profissional de maior relevância nesses casos. Prescrevendo exercícios terapêuticos, e progredindo conforme a evolução do paciente. Recursos como Método Mckenzie, CFT, manipulações vertebrais e acupuntura são indicados como tratamentos de primeira linha para esses pacientes.
Fibromialgia - causas, sintomas e tratamento - CMT Clínica da dor
26 de maio de 2019 @ 16:47
[…] tratamento para Fibromialgia depende de uma educação adequada sobre a doença para o paciente. É comum o paciente com […]