Tratamento de dor ciática sem cirurgia
Como tratar dor ciática sem cirurgia?
Apesar de extremamente comum, as dores ciáticas continua sendo desafiadoras tanto para quem sofre, quanto para o profissional que a trata. A dor pode variar desde leve e crônica até dores intensas e incapacitantes. Hoje as dores provenientes da região lombar é a segunda causa mais comum de procura a atendimento médico. Afetando cerca de 80% da população mundial.
Estudos recentes, indicam que a maneira como a medicina vem abordando os casos de ciatalgia nas duas últimas décadas não tem se mostrado eficiente. Os resultados dessas pesquisas vem mostrando que não só os casos vem aumentando, como as consequências tem sido desastrosas.
Os principal ponto desta distorção, é a visão de que dor ciática é algo de natureza grave, que provavelmente irá levar o paciente a uma cirurgia ou a uma vida de limitações.
O fato comprovado por inúmeras pesquisas, é que a grande maioria dos pacientes irá se recuperar por completo e poderá levar uma vida absolutamente normal, inclusive praticar esportes que envolvam impacto.
Como funciona o tratamento da dor ciática sem cirurgia?
A parte mais importante é a participação direta do paciente no processo de tratamento/recuperação. Portanto, aquela ideia antiga do profissional frio, que não explica o que o paciente tem e nem como o tratamento funciona, acaba gerando mais medo e insegurança. Consequentemente mais dor. Desta maneira entendemos que a comunicação entre o Fisioterapeuta e o paciente tem que ser extremamente clara e simples. E principalmente o tratamento deve ser o mais ativo possível. Agregando técnicas de manipulação, (como por exemplo ajustes Quiropráticos), exercícios específicos e educação postural. Ferramentas analgésicas como Acupuntura/eletro-acupuntura também apresentam excelentes resultados no controle da dor, e na diminuição da necessidade de medicamentos.