Dor na Coluna Torácica
Entendendo a dor torácica
A coluna torácica é composta por 12 vértebras que vão desde a região logo abaixo do pescoço até a região onde terminam as costelas. É uma área de queixa de dor menos comum em consultórios, quando comparamos com a região cervical e lombar. As vértebras da coluna dorsal (ou torácica) se articulam umas com as outras e também com as costelas. Por esse motivo, essa região tem menos mobilidade que a região lombar e o pescoço, sendo menos comum nessa região o aparecimento de processos degenerativos (artrose, bicos de papagaio) e hérnias de disco. Isso acontece pois, havendo menos movimento, há menos desgaste.
Normalmente dores na região dorsal podem estar relacionados com alterações posturais, (escoliose e hipercifose), disfunções mecânicas vertebrais, (mal posicionamento de uma vértebra), disfunções costais, (subluxação de uma costela), problemas cervicais, (alterações de nervos provenientes do pescoço gerando dores irradiadas para o tórax), artrose, (como já dito não é muito freqüente), dores irradiadas de vísceras, (problemas de estômago, duodeno, fígado podem gerar dores a distância na coluna dorsal), tensões musculares, problemas reumáticos, (artrites, espondilite anquilosante, entre outros).
Como tratamos a dor torácica:
Dores torácicas de origem vertebral costumam responder muito bem com manipulação vertebral (Quiropraxia, Osteopatia e TMO), acupuntura e Método Mckenzie (MDT). O RPG também pode ser indicado quando a dor for causada por má postura. As técnicas utilizadas podem ser aplicadas em conjunto em uma mesma sessão para obtermos um resultado mais eficiente.